26 de setembro de 2006

A Câmara das hipérboles!

A Coligação PSD/PP que governa o Município de Vila Nova de Famalicão vai ficar nos anais do Município como a “câmara das hipérboles”, tal é a frequência com que usa a despropósito imitações desta figura de estilo. Como se sabe, no texto literário, a hipérbole é usada para o leitor “ver” como uma coisa é muito grande ou um fenómeno qualquer é aterrador. Por exemplo, para transmitir ao leitor a imagem de uma trovoada muito forte e intensa, eu posso dizer: os raios rasgavam o céu do Pólo Norte ao Pólo Sul!

Mas isto é no texto literário!

A Câmara de Famalicão usa “hipérboles” grosseiras que querem fazer dos Famalicenses uma comunidade de mentecaptos incapazes de pensar e de ver.

Os últimos desenvolvimentos da propaganda municipal que nos encharca são exemplares dignos de figurar numa antologia da mentira.

-Então não é que a Feira de Artesanato foi visitada por 120 mil pessoas? Só os bebés famalicenses é que ficaram em casa! Alguém de bom senso se atrevia a avançar com um número destes?

-Então não é que no “casting” para a “Moda Famalicão” estiveram seiscentas jovens, quando nem duzentas apareceram?

-Grave, grave é que a Câmara Municipal aumente o número de alunos do 1º Ciclo, dizendo que entregou livros escolares a 7 500, quando eles são apenas 6 604! Com que intenção é isto feito?

Diz a História que quem faz bem e é justo não precisa de se fazer parecer grande. A Câmara de Famalicão quer parecer grande em tudo, quando é pequenina na maioria das coisas que faz. É um complexo que a esmaga.

É a “câmara das hipérboles”!