25 de outubro de 2006

Proposta Arquivo Municipal

Os Vereadores do PS apresentaram a seguinte proposta para discussão e deliberação na próxima reuniâo da Câmara Municipal:

Recentemente, o Presidente da Câmara Municipal deu conta, através da comunicação social, da intenção de instalar o Arquivo Histórico Municipal na chamada “Casa Folhadela” ou “Armazéns Folhadela”, na Rua Adriano Pinto Basto, em pleno centro da Cidade de Famalicão.

É unanimemente reconhecido que o “Comércio Tradicional”, fruto de múltiplos factores, passa por graves dificuldades económicas, tornando-se necessário que o Poder Local, em cooperação com as instituições representativas dos comerciantes, promova as medidas necessárias para ajudar a revitalizar o sector.

Com o devido respeito por outras opiniões, não nos parece que a instalação do Arquivo Histórico Municipal numa das ruas da Cidade com mais forte implantação de actividades ligadas ao Comércio Tradicional, seja um factor de revitalização do sector, incorporando as mais-valias que são necessárias para que tal aconteça.

O Centro Urbano de Vila Nova de Famalicão, e concretamente a Rua Adriano Pinto Basto, precisa de iniciativas e projectos que o tornem mais atractivo e sejam apelativas para as pessoas, gerando-se, por esta via, novas dinâmicas em torno do Comércio Tradicional.

Instalar o Arquivo Histórico Municipal na Rua Adriano Pinto Basto é, pela sua natureza e especificidade, criar mais um factor de aceleração da agonia em que se encontra o Comércio Tradicional.

Em face do exposto, propomos:

1.Que a Câmara Municipal delibere não instalar o Arquivo Histórico Municipal no “Edifício Folhadela”, na Rua Adriano Pinto Basto, ideia que, a concretizar-se, constituirá mais um factor negativo para a actividade comercial tradicional.

2.Que seja de novo assumido o projecto de instalação do Arquivo Histórico Municipal na Praça dos Eixidos, junto à Casa da Cultura, projecto há vários anos aprovado e subsidiado pelo Ministério da Cultura.