6 de junho de 2012

Homeagem ao Empreendedor - JV

Na reunião da Câmara Municipal de 30 de Abril de 2008 a Câmara deliberou, por unanimidade, ratificar um protocolo, já assinado pelo seu presidente, envolvendo o Município e outras entidades[1], com o objetivo de celebrar o empreendedorismo famalicense através de uma “Homenagem ao Empreendedor”.
A homenagem traduzia-se, no essencial, em “erguer um monumento ao Empreendedor, em local público de Vila Nova de Famalicão, escolhendo a Rotunda, na Estrada Nacional Famalicão/Guimarães, junto ao Rio Pelhe, à qual a Câmara Municipal de propõe atribuir o nome de ‘Praça da Industria Têxtil’, como local para a implantação duma peça escultórica.”
No texto, e nas impressões trocadas durante a reunião, ficou claro que o “monumento” seria erguido na rotunda de chegada da variante nascente, na Avenida do Brasil, na entrada da cidade, local que nos pareceu consentâneo com o objetivo definido.
Vila Nova de Famalicão sempre foi um concelho de empreendedores, que marcaram o século passado com a instalação e desenvolvimento de muitas unidades da indústria têxtil – algumas das quais viriam a atingir dimensão internacional – mas também de outras atividades produtivas, oferecendo ao nosso concelho um grande desenvolvimento industrial caracterizado pela diversidade e por uma notável capacidade exportadora.
Nada mais justo, portanto.
Na reunião de hoje é-nos proposta a alteração do local para colocação da “peça escultórica”, invocando o seu tamanho (quem fez a encomenda?!) e o facto de a rotunda apresentar condicionalismos que dificultam a concretização da obra.
Passados quatro anos, a um mês da inauguração, conclui-se, portanto, que o presidente não deu cumprimento à deliberação da Câmara Municipal, como é sua competência e obrigação. Alterou-a sem informar quem devia, repetindo-se agora o expediente da ratificação.
O incidente não merece muita polémica, apesar de considerarmos que a nova localização (a já batizada, por quem realmente manda, “Rotunda do Jumbo”) não é a mais adequada para valorizar o momento e a homenagem.
Porque entendemos que a homenagem é justa, porque entendemos que os empreendedores famalicenses mereciam um lugar de maior destaque, sem concorrências folclóricas, e porque entendemos que esta solução desvaloriza o objetivo fundamental, decidimos abster-nos nesta votação.
Não podemos deixar de nos associarmos, com orgulho, à História do nosso concelho. Mas não devemos associar-nos às habituais trapalhadas da coligação.  


Vila Nova de Famalicão, 6 de Junho de 2012


[1] ATP, ACIF, UL, CESPU, CITEVE, NIVA e ADRAVE.

Etiquetas: , ,