A criação “imediata” do Parque da Cidade, na Devesa, é uma promessa eleitoral da Coligação PSD/PP que remonta à campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas de 2001. Passados seis anos, não há Parque da Devesa, mas há uma proposta para «aprovação da rede viária do Parque Urbano da Devesa».
A última Câmara Socialista tinha, em fase avançada, em concordância com os proprietários dos terrenos da Devesa, um estudo prévio da autoria do Arquitecto Fernandes de Sá que iria permitir o avanço rápido do Parque da Cidade. Logo após a tomada de posse, a Coligação PSD/PP meteu o estudo na gaveta e entreteve-se a elaborar uma apresentação em “power-point” que, depois, como é hábito, apresentou com pompa e circunstância, como sendo o primeiro grande passo para a construção rápida desta área verde vital para Famalicão e para os Famalicenses.
Os anos passaram e do Parque da Cidade, nada.
Agora, a meio do segundo mandato, com mais uma promessa por cumprir, a Coligação PSD/PP propõe a aprovação da rede viária do Parque da Devesa, procurando fugir à tramitação própria da aprovação de planos de urbanização, com tudo o que isso tem de útil para o interesse público, nomeadamente com a possibilidade de discussão pública das propostas apresentadas. Num caso como este, em que se misturam interesses públicos com interesses privados, importa mais do que nunca possibilitar a discussão pública. É fundamental a transparência de processos. É lamentável que a Câmara procure fugir a tais procedimentos.
A Coligação PSD/PP nunca apresentou à Câmara Municipal qualquer plano de urbanização para a Quinta da Devesa e nunca proporcionou a discussão pública alargada que a aprovação do plano de urbanização proporcionaria. Esquece o Parque e cria uma cortina de fumo para fazer crer que está a desenvolver o projecto do Parque, quando está a fazer exactamente o contrário.
Os esforços de anteriores executivos camarários na criação de espaços verdes urbanos estão agora a ser abusivamente desbaratados por este executivo, prevendo a criação de uma via em área verde urbana.
Os vereadores do Partido Socialista estão em completo desacordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara. É a proposta do engano e a proposta do faz de conta. Não é com propostas destas que se faz avançar o Parque Urbano da Devesa. A Coligação PSD/PP pretende fazer crer que está a eliminar etapas para a Construção do Parque e insinua que a construção da rede viária visa tal objectivo. Esta é uma forma de, mais uma vez, enganar os Famalicenses. Ninguém conhece o que vai ser, em concreto, o Parque da Cidade, que equipamentos vai conter, qual a área de construção e qual a área verde. O que se sabe, e esta proposta é disso um exemplo claro, é que a preocupação dominante é avançar com uma rede viária que, em tese, possibilitará uma maior ocupação do espaço com construção. O Parque fica para mais tarde.
Pelo exposto, os Vereadores do Partido Socialista votam contra a proposta apresentada, certos que estão de que ela não defende os interesses de Vila Nova de Famalicão e dos Famalicenses.
Etiquetas: promessas, propaganda
<< Home