8 de novembro de 2007

Via Intermunicipal VN Famalicão-Trofa (JV)

Aquilo que podia ser um excelente projecto, sempre acarinhado pelo Partido Socialista, transformou-se, pela inércia da Coligação PSD/PP, num borrão desenhado num mapa, sem coerência e sem conteúdo.

A nova via de ligação de Famalicão à Trofa que a Coligação PSD/PP baptiza agora de “Via Intermunicipal Vila Nova de Famalicão-Trofa” é essencial para o desenvolvimento da zona industrial de Lousado, em que pontifica uma das maiores empresas do País, a ContinentalMabor, mas não é com a metodologia desconexa e superficial que é adoptada na proposta que vai adquirir a dinâmica necessária para ser rapidamente uma realidade.

Ao apresentar a proposta da forma que o fez, o Presidente da Câmara Municipal esqueceu-se de aspectos essenciais para o desenvolvimento do processo, nomeadamente o estudo de impacte ambiental, a construção da nova ponte sobre o Rio Ave e a declaração de interesse e cooperação do Município da Trofa.

Esta é mais uma proposta mal sustentada e vazia que se destina tão só a encobrir o mau momento que a Coligação atravessa, prometendo aquilo sobre que não tem controlo e esquecendo a substância das coisas.

Ao aprovar «o estudo elaborado para a construção de uma nova via que se designará por “Via Intermunicipal Vila Nova de Famalicão-Trofa”» e dado que uma parte do traçado proposto se desenvolve em reserva agrícola e reserva ecológica, a Coligação PSD/PP teria que munir-se do indispensável estudo de impacto ambiental, elaborado em cooperação e na dependência do Ministério do Ambiente, através das suas estruturas regionais. Isto parece ser uma questão secundária para a Coligação, habituada que está a declarar o interesse municipal para a construção de supermercados em terrenos classificados como reserva agrícola ou em zonas definidas como não urbanizáveis. Não é uma questão acessória. É uma questão essencial.

O estudo apresentado leva a nova via até uma das margens do Rio Ave, mas não cuida de apresentar uma nova alternativa para a sua travessia. Na proposta não é referido nenhum contacto e muito menos qualquer compromisso do Ministério da tutela ou da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para a construção de uma nova ponte. Desconhece-se também se o Município da Trofa está interessado na solução apresentada e/ou se já encetou qualquer negociação com esse objectivo. A não ser que a Coligação PSD/PP tenha uma solução inovadora e radical que não queira divulgar neste momento, não se entende o caminho sem sentido que foi seguido!

Os Vereadores do Partido Socialista apoiam a construção da nova via de ligação à Trofa. Porém, tudo o que é apresentado sobre este projecto é demasiado surrealista e de uma fragilidade extrema, não tendo outra opção que não seja votar contra a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, pelo modo como a mesma foi atabalhoadamente concebida e elaborada.

Etiquetas: ,