6 de setembro de 2006

Feira Grande de Setembro (JV)

A coligação PSD/PP prometeu repetidamente aos Famalicenses que iria dignificar e engrandecer as chamadas “feiras grandes” de Maio e de Setembro, tornando mais forte e participada uma tradição secular que remonta aos tempos do Rei Povoador, D. Sancho I.

Os vereadores do PS consideram globalmente positiva esta medida, só que ela não pode andar a reboque dos momentos eleitorais nem absorver dinheiros públicos que consideram desadequados, num momento de dificuldades e de contenção para os Famalicenses e para os Portugueses em geral.

No primeiro mandato e com maior incidência no ano de 2005, ano de Eleições Autárquicas, a Coligação PSD/PP não se poupou a esforços para fazer das “feiras grandes” um grande arraial popular cheio de diversão e de comes e bebes.

Já neste ano de 2006, passadas as eleições, a Coligação PSD/PP deixou passar em claro a Feira Grande de Maio, não cuidando sequer de explicar aos Famalicenses as razões de tal atitude.

Agora, em Setembro, a Coligação PSD/PP propõe-se de novo dinamizar a Feira Grande, apresentando um programa que envolve custos financeiros na ordem dos 50 mil euros (10 mil contos).

Reafirmando a positividade inerente à dinamização das feiras grandes, o PS discorda dos custos elevados da iniciativa que poderiam ser reduzidos com a eliminação de alguns itens que nada têm a ver com a comemoração popular da feira.

Pelas razões expostas, os vereadores do Partido Socialista votam contra a proposta apresentada.