15 de maio de 2008

Mais realidades que devemos conhecer

Na última campanha eleitoral autárquica, mais precisamente em Julho de 2005, numa altura em que o desemprego já representava um grave problema no nosso concelho, quer pelo número de desempregados quer pelo facto de muitos terem mais de 45 anos e baixos níveis de qualificação técnica, o PS propôs prioridade à criação de condições de requalificação dos trabalhadores no desemprego, de forma a prepará-los para abraçarem outras tarefas, outras funções. A proposta era detalhada e consistente mas não mereceu, por parte da coligação PSD/CDS, senão desprezo. A coligação, como sabemos, sempre afirmou que o desemprego é um problema do Governo e, portanto, ignora-o.

No final de 2005, o CITEVE e a Microsoft criaram uma parceria para desenvolver um programa que denominaram Tecnologia, Inovação e Iniciativa, cuja implementação resultou na qualificação de mais de 1700 desempregados do sector têxtil. Quarenta por cento destes trabalhadores conseguiram reinserção no mercado de trabalho.

O sucesso do programa justificou o seu alargamento a outros sectores de actividade e justificou também uma cerimónia, realizada há dias, que mereceu a presença do Ministro do Trabalho e do Comissário Europeu para o Emprego.

Claro que o presidente da Câmara também lá foi e, como é habitual, cuidou de tirar as respectivas fotografias com as diversas individualidades presentes.

Quem viu as fotos até terá imaginado que a Câmara tinha alguma coisa a ver com aquilo.

Não tem, e é pena. Teve oportunidade, mas desperdiçou-a. Lamentavelmente.

Parabéns ao CITEVE e à Microsoft.

Etiquetas: , , ,