5 de dezembro de 2012

JV Parque estacionamento Praça D. Maria II

Em 1997 a Câmara Municipal, então liderada por maioria socialista, deliberou iniciar um processo que deveria culminar na construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Praça D. Maria II, no local onde ainda hoje se encontra um parque de superfície.

O objetivo principal dessa decisão consistia em conjugar dois interesses complementares: o de proporcionar mais lugares de estacionamento, num equipamento moderno e seguro que tornasse fácil e cómoda a deslocação de automóvel ao centro da cidade, facilitando a dinamização do comércio tradicional e a promoção da vida urbana coletiva; e retirar da superfície o estacionamento automóvel, permitindo requalificar aquela zona da Praça, tornando-a atrativa e disponível para fruição dos Famalicenses e de quem nos visita.

O processo viria, no entanto, a tornar-se atribulado, como descrevem os considerandos da proposta, tendo mesmo sido conduzido para os tribunais.

A proposta hoje em apreciação visa encontrar uma solução extrajudicial com a concessionária, o que, como princípio, consideramos positivo.


Acontece que os termos do acordo celebrado não podem merecer a nossa concordância pois não permitem atingir nenhum dos objetivos iniciais, uma vez que se destinam a resolver o contrato de concessão, não se construindo portanto o parque, e a manter o estacionamento de superfície.

Continua a ser nossa opinião que se mantém a necessidade da construção da referida infraestrutura e que a sua realização é vital para o desenvolvimento do centro urbano, conjugando os objetivos atrás referidos.

Vila Nova de Famalicão, 5 de Dezembro de 2012.

Etiquetas: ,